Em uma época em que ninguém imaginava jogar videogames na sala de estar, Ralph Baer estava inventando o impossível. Em 1968, seu protótipo Brown Box — um console experimental criado com sua equipe na Sanders Associates — apresentou ao mundo a primeira simulação de corrida jogável em uma televisão comum.
A Brown Box: a origem dos consoles domésticos
A ideia de Baer era simples, mas revolucionária: permitir que as pessoas interagissem com a TV. Em vez de apenas assistir, elas jogariam. A Brown Box (apelidada por causa da aparência externa de madeira) era um dispositivo que se conectava à TV e permitia a execução de diferentes jogos.
Além do famoso “tênis” que inspiraria o futuro Pong, o protótipo também incluía um minigame de corrida. Com uma sobreposição plástica na tela e controles giratórios, os jogadores simulavam uma corrida desviando de obstáculos em uma pista estática.

O início da interatividade na sala de casa
Mesmo que simples, a corrida na Brown Box foi um marco: mostrava o potencial de múltiplos jogos em um único sistema, o conceito de controle de movimento, e, principalmente, provava que os videogames poderiam sair dos laboratórios e entrar nas casas das pessoas.
Anos depois, a Brown Box evoluiria para o Magnavox Odyssey (1972), o primeiro console doméstico da história — e isso tudo começou com experimentos como essa corrida virtual em 1968.


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