Em uma época em que computadores ocupavam salas inteiras e funcionavam à base de válvulas, nasceu um dos jogos mais inovadores da história: Spacewar!. Criado por Steve Russell e um grupo de colegas no MIT (Massachusetts Institute of Technology), esse foi um dos primeiros games digitais programados para rodar em um computador — e o primeiro a realmente inspirar outros criadores.

Uma batalha nas estrelas… em um mainframe

Spacewar! foi desenvolvido para o PDP-1, um computador de laboratório que custava mais de 100 mil dólares e parecia um armário gigante. O jogo colocava dois jogadores controlando naves que duelavam no espaço, com direito a gravidade, mísseis e manobras complexas — algo impensável para a tecnologia da época.

Tela original de Spacewar!, rodando no PDP-1 – 1962
Tela original de Spacewar!, rodando no PDP-1 – 1962 (imagem gerada por IA)

O mais incrível é que os comandos eram fluídos, e o jogo possuía física realista, incluindo uma estrela que puxava as naves com gravidade. Isso tornava as partidas tensas e estratégicas. Tudo isso muito antes da existência de consoles, fliperamas ou gráficos coloridos!

A influência que atravessou décadas

Spacewar! não foi um sucesso comercial — nem poderia ser, já que os computadores onde ele rodava eram acessíveis apenas para universidades e laboratórios. Mas sua influência foi gigantesca. Serviu de inspiração para o Computer Space (1971) e, mais tarde, para jogos como Asteroids, Defender e tantos outros do gênero sci-fi.

Description: Initially conceived by Steve Russell, Martin Graetz and Wayne Wiitanen in 1961, Spacewar! is considered one of the earliest video games for a digital computer. The first version was written by Steve Russell in 1961. Significant improvements to the game were made in the spring of 1962 by Peter Samson, Dan Edwards and Martin Graetz. The game was rapidly copied and became a staple demonstration program for showing the sophisticated graphical capabilities of the PDP-1 system.
Dan Edwards (left) and Peter Samson playing Spacewar! on the PDP-1 Type 30 display.

Mais do que um game, Spacewar! foi o primeiro exemplo de cultura gamer colaborativa, com estudantes melhorando e modificando o código, criando versões alternativas e evoluindo a experiência de forma coletiva — algo muito presente no mundo dos jogos até hoje.

👉 Curtiu essa curiosidade? Já conhecia esse jogo lendário?
Siga acompanhando nossa série “Um Jogo Marcante por Ano” aqui no artgame.com.br!

📲 Redes oficiais:
YouTube – art.game1987
Instagram – @art.game1987


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *