Em uma época em que computadores ocupavam salas inteiras e funcionavam à base de válvulas, nasceu um dos jogos mais inovadores da história: Spacewar!. Criado por Steve Russell e um grupo de colegas no MIT (Massachusetts Institute of Technology), esse foi um dos primeiros games digitais programados para rodar em um computador — e o primeiro a realmente inspirar outros criadores.
Uma batalha nas estrelas… em um mainframe
Spacewar! foi desenvolvido para o PDP-1, um computador de laboratório que custava mais de 100 mil dólares e parecia um armário gigante. O jogo colocava dois jogadores controlando naves que duelavam no espaço, com direito a gravidade, mísseis e manobras complexas — algo impensável para a tecnologia da época.

O mais incrível é que os comandos eram fluídos, e o jogo possuía física realista, incluindo uma estrela que puxava as naves com gravidade. Isso tornava as partidas tensas e estratégicas. Tudo isso muito antes da existência de consoles, fliperamas ou gráficos coloridos!
A influência que atravessou décadas
Spacewar! não foi um sucesso comercial — nem poderia ser, já que os computadores onde ele rodava eram acessíveis apenas para universidades e laboratórios. Mas sua influência foi gigantesca. Serviu de inspiração para o Computer Space (1971) e, mais tarde, para jogos como Asteroids, Defender e tantos outros do gênero sci-fi.

Mais do que um game, Spacewar! foi o primeiro exemplo de cultura gamer colaborativa, com estudantes melhorando e modificando o código, criando versões alternativas e evoluindo a experiência de forma coletiva — algo muito presente no mundo dos jogos até hoje.
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